Real Móveis

Nesta sexta-feira, 09, foi lançada em Francisco Beltrão a Lei Estadual nº. 18.952/2017, que visa prevenir acidentes domésticos envolvendo idosos. A lei é de autoria do deputado Wilmar Reichembach, que acompanhou a solenidade, no Centro de Convivência dos Idosos. "Estou muito feliz com o lançamento dessa lei, que vai motivar a criação de ações preventivas e fazer com que nossos idosos tenham mais saúde e qualidade de vida", frisou Reichembach. "A prevenção se mostra cada vez mais oportuna, pois evita o sofrimento do paciente e da família", destacou o parlamentar. 

Em Francisco Beltrão o lançamento contou com pronunciamento de autoridades, apresentação de teatro com o Grupo Théspis e palestras educativas. Também acompanharam o lançamento o prefeito de Francisco Beltrão, Cleber Fontana, presidente da Câmara de Vereadores, Elenir Maciel, diretora da 8ª Regional de Saúde, Cintia Ramos, chefe do escritório regional da Secretaria da Família, Atanázia Pedron, membros dos grupos de idosos do município e demais lideranças locais.

A lei determina que todos os anos, sempre na terceira semana de junho, deverá ser organizada a Semana Estadual de Prevenção de Acidentes Domésticos com Idosos, evento que receberá palestras, debates e painéis com especialistas, técnicos, bem como atividades voltadas para o incremento dos cuidados que devem ser tomados na prevenção de acidentes com idosos. Para a realização destas atividades, Secretaria de Estado da Saúde e Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social são parceiras. A Semana Estadual de Prevenção de Acidentes Domésticos com Idosos passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná. Mais detalhes sobre a lei podem ser conferidos no site da Assembleia Legislativa do Paraná (alep.pr.gov.br) ou ainda no site do mandato do deputado Reichembach (reichembachpr.com.br).

Os maiores beneficiados, os idosos, aprovaram a nova legislação. O casal Valdemar Vieira, 78 anos, e Tereza Pereira Vieira, 74, fez questão de participar do evento. Por coincidência, ambos estavam machucados. Ele, quando trabalhava com uma serra manual, acabou machucando a mão direita, levou pontos; e ela quando, indo para a igreja, tropeçou e quebrou o antebraço. "E por mais azar ainda, esses dias estava olhando o pedreiro trabalhar e me saltou uma lasca de pedra na vista. A sorte que o médico falou que não tenho o risco de ficar cego. Mas foi um grande susto! Essa lei do deputado Reichembach é muito boa porque a gente precisa de mais cuidado quando chegamos numa certa idade", disse Valdemar. "Com o tempo nossos ossos vão ficando mais frágeis, qualquer tombo e já podemos quebrar alguma parte do corpo. Então, é bom que a gente saiba todo jeito de evitar que isso aconteça", complementou Tereza.

Medidas simples evitam acidentes

O mandato do deputado Reichembach elaborou um folder que orienta algumas das maneiras de evitar que acidentes domésticos ocorram. São medidas simples que evitam acidentes que podem trazer consequências graves para os idosos, como por exemplo, colocar corrimão nas escadas, retirar tapetes, pisos antiderrapantes no banheiro, na hora de cozinhar, deixar os cabos das panelas para dentro do fogão, etiquetas de cores diferentes na caixa de medicamento de uso contínuo, evitar deixar fios soltos no chão e animais de estimação circulando pela casa durante qualquer atividade.

O folder pode ser retirado no escritório político do deputado Reichembach em Francisco Beltrão, na Rua Florianópolis, nº 623; no gabinete em Curitiba (Praça Nossa Senhora da Salete, s/n, gabinete 504-5º andar) ou ainda nos perfis do deputado na rede social Facebook.



Assessoria
09/06/2017